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26 de maio de 2013

Teóricos

Lev Vygotsky



      Para Vygotsky o convívio social é fundamental. A criança nasce com funções psicológicas elementares e com o convívio social, estas se transformam em funções psicológicas superiores. Cada indivíduo internaliza de uma maneira o conhecimento. 
     Existem dois tipos de conhecimentos: os do "cotidiano" e os "científicos". Quanto a aprendizagem, existem 3 esferas importantes: 
        1)  Zona de desenvolvimento potencial: É tudo aquilo que a criança não domina mas pode vir a ser capaz de realizar.
       2) Zona de desenvolvimento proximal: É aquilo que a criança é capaz de realizar com ajuda de outras pessoas.
        3) Zona de desenvolvimento real: É tudo aquilo que a criança já está apta a realizar sozinha.
      O erro e o acerto devem ser percebidos como indicador dos conhecimentos que precisam ser estimulados e não vistos como incapacidade. A correção possibilita ao aluno perceber quais conhecimentos ainda não domina e reorientar sua compreensão.


Piaget


          As diferenças do ritmo de aprendizagem ocorrem em virtude da estimulação do meio ambiente cultural e social, da motivação, das diferentes potencialidades de cada criança (herança genética) e, ainda do exercício dessas potencialidades.
          Estágios:
           1) Sensório-motor (0 a 2 anos): Utiliza apenas movimentos e órgãos do sentidos, sem pensamentos ou representações. Se finda por volta dos 2 anos com a formação da função simbólica.
             2) Pré-operatório (2 aos 7 anos): É marcante a função simbólica que permite representar objetos e elementos na sua ausência por meio de sinais
           3) Operações concretas (7 a 11/12 anos): A criança começa a perceber o "princípio da invariância", capacidade de perceber a reciprocidade e constância de relações entre quantidades.
            4) Operações formais (11/12 anos em diante): A criança é capaz de formular hipóteses, realizar implicações, disjunções...
           Para Piaget o professor é um facilitador do processo de aprendizagem. O errar é visto como um momento necessário de aprendizagem.


Henri Wallon

             Wallon procura entender a pessoa completa, integrada ao meio com seus aspectos afetivos, cognitivos e motores. Considera o sujeito como geneticamente social.
                A pessoa  deve ser vista como parte integrante do meio e o processo de socialização acontece pelo contato com a produção do outro (texto, pintura, música...).

Philippe Perrenoud

           O aspecto principal de Perrenoud é a competência. É mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para solucionar situações. A educação deve caminhar no sentido de que alunos e professores se conscientizem de suas capacidades, respeitando as diferenças.
          Competência é um conjunto de esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação, enquanto a habilidade é menos ampla e pode servir a várias competências.


                Algumas considerações vistas em um curso:

             1) Wallon, Vygotsky e Piaget: suas ideias se completam.
             2) Wallon e Vygotsky dão uma ênfase na dimensão cultural.
            3) Piaget dá grande contribuição no aspecto cognitivo, Vygotsky nos aspectos sócio-históricos e Wallon nos aspectos afetivos.
           4) Piaget se interessava em entender o desenvolvimento do conhecimento e para isso teve que estudar o desenvolvimento da criança. Para ele o conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade (sujeito ativo) e para Vygotsky o conhecimento se dá a partir das relações intra e inter pessoais.
         5) Wallon tenta entender o desenvolvimento psicológico e em consequência o desenvolvimento do conhecimento. Procura entender a pessoa completa, em suas dimensões emotivas, motoras, cognitivas e biológicas.
         6) Para Perrenoud os professores precisam estar em formação permanente compreendendo a aprendizagem como atrelada a vários saberes.



           
 

25 de maio de 2013

Quebra - cabeça com caixas de leite e caixas de creme dental

Muito fácil de fazer e as crianças adoram brincar. Para as crianças de 2 e 3 anos é importante confeccionar com caixas de leite pois as figuras ficam maiores. Já para as crianças de 4 anos ou mais, o quebra-cabeça pode ser confeccionado com caixa de creme dental para que possa dar um maior número de peças.

Encapei com papel rascunho e depois pintei com tinta guache. Então colei as figuras já cortadas.





300.000 visitantes

 

Olá a todos. Hoje chegamos à significativa contagem de 300.000 visitantes. O que começou como um simples passatempo, hoje alcançou uma expressiva marca. Agradeço a todos que, esporádica ou episodicamente têm feito parte desta história de acompanhamento de assuntos ligados ao ensino e à aprendizagem. Agradeço ao Criador pela inspiração e à minha família que sempre me apoiou na jornada deste  espaço cultural, que aconteceu de forma paralela com minha trajetória de Pedagoga. Que venham mais 300.000.

19 de maio de 2013

Métodos e Técnicas de Ensino


- Aulas expositivas: A aula expositiva está presente desde o tempo dos jesuítas, é a prática mais empregada atualmente pelos professores. É preciso ter cuidado porque muitas vezes a aula expositiva cai no problema que somente o professor apresenta e passa o conteúdo e o aluno escuta passivamente. É importante não esquecer da interação com o aluno já que hoje procuramos desenvolver alunos críticos, reflexivos e ativos.

- Discussões em classe: É um dos métodos mais adequados para o ensino superior sendo uma maneira mais ativa de o discente participar. A discussão contribui para promover o diálogo entre professor e aluno trazendo benefícios para toda a classe como:
1) Incentiva os estudantes a falar em público, expressando suas idéias sem medo de errar.
2) Estimula-os a ouvir  os colegas, a dialogar, argumentar.
Para que tenha êxito é fundamental que os alunos se preparem com leituras prévias.

- Método PBL (Problem - Based Learning): Essa estratégia educacional está centrada no aluno. Ajuda a desenvolver a habilidade de trabalhar de forma independende ou em grupo. prepara-o para tomar decisões, ter iniciativa e adquirir novos  conhecimentos. O aluno é estimulado a fazer e a aprender. 

Leia mais:

17 de maio de 2013

ATIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - SAPATO

                Achei muito interessante porque desenvolve a coordenação motora fina. Nesta atividade o aluno irá aprender a fazer o laço no sapato. Foi feito com material reciclável. 
      
              Esta ideia foi retirada da revista Projetos Escolares (Educação Infantil). Recomendo esta revista para aqueles professores apaixonados pela educação infantil.

                   Passo a passo para confecção do sapato:

                1) Corte a caixa de leite a 13 cm da base. Encape-a com papel color set. Com a tesoura, faça cortes de 5,5 cm nas quinas de um dos lados menores.

                 2) Arredonde as laterais da caixa e da aba formada. Faça três furos em cada lateral da caixa com o furador de papel.

                  3) Passe um pedaço de barbante de 50 cm pelos furos e dê um laço.

 

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